quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

História (PIUDH)

O Programa Inter-Universitário de Doutoramento em História (PIUDH) resulta de uma parceria estratégica formalizada entre quatro universidades portuguesas: a Universidade de Lisboa (através do Instituto de Ciências Sociais, com a colaboração da Faculdade de Letras), o Instituto de Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (através do Departamento de História), a Universidade Católica Portuguesa (através do Centro de Estudos de História Religiosa da Faculdade de Teologia, e da Faculdade de Ciências Humanas) e a Universidade de Évora (através do Departamento de História).

Em Portugal, este é o primeiro programa doutoral em História totalmente assente numa parceria inter-universitária. As instituições envolvidas partilham os seus recursos docentes, as suas instalações, as suas redes de contactos internacionais, os seus recursos bibliográficos, informáticos e outros, para oferecer um programa de doutoramento verdadeiramente conjunto.
Através de acordos com universidades estrangeiras, garante-se a presença regular de historiadores de renome internacional, estimula-se a inscrição ou estágios temporários de estudantes oriundos de países europeus, ibero-americanos e lusófonos, promove-se a mobilidade dos doutorandos e a sua formação num contexto internacional.

Áreas de Especialização
Sociedades e Poderes
A área de especialização Sociedades e Poderes debruça-se sobre as dinâmicas históricas que, ao longo do último milénio, conduziram à formação de específicos centros de poder, em larga medida confundidos com pólos de estruturação social autónomos, que ulteriormente se transmutaram em estados dinásticos, no contexto dos quais viriam finalmente a emergir as dinâmicas sociais da contemporaneidade. Centra-se, portanto, na história europeia medieval e moderna, para além de também estabelecer as conexões remotas das distintas contemporaneidades.
Impérios, Colonialismo e Pós-Colonialismo
A área de especialização Império Colonialismo e Pós-Colonialismo tem por objecto principal o estudo comparado das distintas configurações imperiais, a análise dos diversos mecanismos de dominação colonial, nos seus específicos contextos espaciais e temporais, e, por fim, o estudo das sociedades pós-coloniais. É, naturalmente, a área por excelência na qual se estudarão os mais díspares espaços geográficos e civilizacionais e as respectivas interacções económicas, políticas, culturais e religiosas. O seu âmbito temporal é, de igual modo, o mais amplo possível, em consonância com a sucessão temporal das diversas experiências coloniais e dos variados processos de mutação que lhes sucederam.
Instituições e Desenvolvimento Económico
A área de especialização Instituições e Desenvolvimento Económico centra-se sobre as condições históricas, designadamente, sobre os contextos institucionais, sociais e culturais, que estiveram associados aos distintos ritmos de crescimento económico ao longo do último milénio. O seu âmbito abrange, assim, tanto a recolha e estudo dos indicadores económicos, quanto a avaliação crítica dos diversos discursos sobre a economia, antes e depois da sua formulação como um campo disciplinar específico.
Dinâmicas do Mundo Contemporâneo
A área de especialização Dinâmicas do Mundo Contemporâneo tem como objectivo fundamental promover a investigação sobre os processos de mudança económica, social, cultural, religiosa e institucional que confluem nas modalidades de constituição de um mundo contemporâneo cujas dinâmicas se vão descobrindo, cada vez mais, como articuladas e plurais. Discutir as novas cronologias e dimensões das mudanças e os eixos de continuidade que persistem, por vezes de forma surpreendente, constitui uma das ambições desta linha doutoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário